quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Tradicional Festa do Divino.


Neste final de semana acontece a grande Festa do Divino, a maior festa do município de Santo Amaro. A festa é marca principalmente pelo cortejo imperial realizado pelos familiares do festeiro embelezando as ruas principais de santo Amaro, outra periculosidade da festa é o “enterro dos ossos” que acontece na segunda feira , após o anuncio do próximo festeiro, o “enterro” resumi em uma grande brincadeira carregando os festeiros em um “Caixão” regado a muito chopp.

A origem da Festa do Divino espírito Santo.

Essas celebrações aconteciam cinqüenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos

A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas

A festa do Divino em Santo Amaro da Imperatriz

A Festa do Divino Espírito Santo de Santo Amaro da Imperatriz é uma das maiores e mais tradicionais Festas do Divino do Brasil. Teve início no dia 29 de maio de 1854, após consulta ao Pe. Macário César de Alexandria e Sousa, Pároco de São José, o qual atendia o Arraial de Santo Amaro, que consentiu com a instituição da Festa do Divino Espírito Santo, com a realização da respectiva novena, e com a presença dos mordomos, do festeiro e da população em geral, na qual, segundo ele, poder-se-ia “cantar em ação de graças” ao Divino Espírito Santo.

Um levantamento aponta que em média 60.000 (sessenta mil) pessoas passam, pelos pavilhões da Festa durante os quatro dias, vindo pessoas de toda região, e inclusive de fora de nosso Estado. Um dos grandes atrativos da Festa é a Corte Imperial, que formada pela família do festeiro, a família usa trajes, baseados em modelos usados pela corte, apresenta ao povo toda a pompa que havia na corte Imperial. Outros atrativos ficam por conta da gastronomia, de nossa Banda de Música de Santo Amaro, que é um show a parte, e de muitas outras bandas e atrações. A festa se tornou um ponto de reencontro de velhos amigos, descontração e alegria.

Em todas as Celebrações Litúrgicas O Imperador é coroado, e em seguida oferta sua coroa ao Divino Espírito Santo. O Imperador sempre está com sua Espada e a Imperatriz com o cetro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário